Cabecalho

25 outubro 2013

Cabelos – Como clarear o ruivo sem descolorante

loiro acobreado Uma coisa que sempre vejo as ruivas perguntando é como “subir” para a tonalidade desejada, já que descer é fácil (escurecer), mas o que fazer quando queremos clarear?

Como fui por mais de 15 anos loira sei essa resposta, pelo menos, sempre deu certo no meu caso.

Existem tinturas super clareadoras ou ultra clareantes como algumas marcas chamam, que conseguem abrir muito mais a cor, ao invés das tinturas normais que conseguem apenas 1 ou 2 tons.

Claro que depende muito de marca para marca, algumas são mais potentes e outras não, assim como o cabelo pode recepcionar bem ou não o procedimento.

Ele serve para fugir da descoloração, tendo em vista que é menos agressiva que esta, porém ainda é necessário muito cuidado depois (como se fosse uma tintura bem forte).

A saída é comprar uma tintura na altura do 9 ou 10 (com final 0 sempre que é o natural) e aplicar a quantidade indicada pela marca do “mix” ultraclareador, não vou colocar medida aqui porque varia muito.

Eu no cúmulo da minha loucura loira, depois de uma tintura muito escura fiquei desesperada e usei o dekap color para “limpar” primeiro, depois passei o super clareador sozinho e voltei para a altura do 11, 12 que era a minha tonalidade anterior a tintura/tonalizante estraga cabelo.

Ressecou bem, mas clareou sem precisar usar descolorante e funcionou no meu caso, mas acho que como normalmente para o ruivo queremos clarear poucas tonalidades não seria necessário forçar tanto a barra (ela misturada com uma tintura “normal” na quantidade que a marca descrever é mais do que suficiente).

Assim a pessoa fica bem loira, pode passar depois uma tintura com final cobre (por exemplo 9.4 que costuma ser a mais clara entre os acobreados) ou então tonalizar (keraton, intense color ou misturar mix cobre em creme de tratamento branco) e segurar a onda por 1 mês até pintar novamente os fios dando uma pausa para os estragos desnecessários.

Agora como a base dos fios estará bem clara, encontro apenas um problema nessa situação, pois quando chegar a vez da tintura cobre de verdade esse não vai fixar tão bem nos fios desbotando rapidamente para o loiro, mas nada que uma tintura com boa qualidade e umas 3 ou 4 aplicações para acabar com esse problema após alguns meses.

Quem tiver um cabelo bem escuro e quiser dar essa pulada, vale a dica de usar o dekap primeiro para limpar bem os fios e não correr o risco de ficar toda manchada, por quantas vezes forem necessárias.

Mas esse bem escuro que citei acima é dentro da família 7 ou 8, um cabelo com base 6, por exemplo, talvez não consiga desse jeito dando a vez para a descoloração mesmo.

Algumas marcas que fabricam essas tinturas super clareadoras:

Alfaparf (0SP), Tec Italy (000), Itely e Keune (não recordo a numeração delas).

Obs. Essas super clareadoras de marcas como Koleston, Garnier, Loreal, resumindo todas de caixinha não funcionam para essa situação, tem que ser a de bisnaga profissional mesmo.

Foto do cabelo loiro claro acobreado da Jéssica (True Blood – Deborah Ann Woll), que é o meu favorito, mas vale dizer que ela é bem “loira” como comentei aqui.