Cabecalho

07 março 2016

Vale a pena fazer a aplicação da tintura em casa?

TINTURABem eu já tenho uma experiência boa, tanto em casa como no salão, por isso me senti apta a comentar esse assunto no blog, que deixa muita gente em dúvida.

Eu acho que qualquer mudança radical deve ser realizada no salão, como a primeira vez da aplicação da tintura, quando desejamos clarear a cor do cabelo (porque nesse caso é necessária uma avaliação profissional) e quando o cabelo está manchado ou de várias cores.

Em casa quando já usamos a mesma cor, o cabelo está em bom estado/tratado, sabemos a proporção de oxigenada e tintura que deve ser informada pela marca, etc.

Ultimamente estou optando por fazer em casa porque já conheço meu cabelo, preciso depois da tintura dar um up nele e no salão nem sempre tenho paciência de perder o dia todo.

Em casa, posso estar com a coloração nos fios e fazer outras coisas, depois passar creme e me distrair, já no salão me sinto amarrada e parada.

Por isso vou destacar alguns pontos que considero importantes para quem quer fazer o mesmo:

1. Pesquise bem a tintura e cor

Procure na internet, algumas clareiam mais enquanto outras escurecem bem os fios, por isso, como entre uma marca e outra existe muita diferença, pesquisa bastante.

2. Tente usar sempre a mesma marca de tintura e oxigenada

Um item complementa o outro, por experiência própria, faz toda a diferença.

3. Preste muita atenção na proporção da mistura

A Alfaparf, por exemplo, devemos misturar 1 porção de tintura para 1 + ½ de oxigenada. Já a Majirel é 1:1, assim como a Igora.

Abra a embalagem e verifique, claro que comprando ambos da mesma marca, a chance de ter problema é menor. Isso faz muita diferença.

4. Respeite o tempo de pausa indicado pela fabricante.

5. Se a raiz estiver aparente, sempre inicie a aplicação por ela, depois “desça” para o comprimento.

6. Na hora de retirar a tintura, ela sai com água apenas, porém pode deixar resíduos nos fios.

Por isso, se não quiser usar um shampoo, preste bem atenção para saber se realmente saiu tudo.

Eu prefiro usar um shampoo fraquinho depois, nunca tive nenhum problema com isso, essa história que usar shampoo faz a cor desbotar é mito.

7. Faça um bom tratamento depois, principalmente reconstrutor, para recuperar os fios e de preferência tente recuperar seu ph.

É aquela velha história que produtos “com ph ácido” fazem milagres nos fios, por isso sempre escolha um ph bem baixinho, como alguns dessa postagem.