Cabecalho

19 julho 2010

Resenha do Fábio...produtos nacionais x importados!

Bem quando eu abri os e mails do blog (tá certo estão acumulando novamente) eu me deparei com uma resenha fantástica...
O Fábio é cabeleireiro, fascinado por cosméticos tb, e mora no Canadá e bate o pé na mesma opinião q eu tenho e sempre reforço por aqui...
Não é pq o produto é caro ou importado q é sempre maravilhoso...aqui no Brasil nós temos sim marcas fantásticas de diversos preços q são sensacionais!
Eu a pouco tempo atrás mesmo me apaixonei pela yenzah, secrets, phytoervas (amor eterno a linha de colágeno), ecologie, miss anne (kerafluid pra sempre rs), phytoaroma, 190 terapia capilar, vita a, natura (creme noturno amor eterno tb) entre tantas outras q poderia citar aqui!
Claro q tb sou apaixonada por algumas marcas de fora e não nego mas tb já me decepcionei muito pagando caro e não vendo resultados tão bons quanto os nacionais...
Bem vamos a resenha:

"Ola querida!

Sou cabeleireiro e também fascinado por cosméticos. Leio varios blogs e achei o seu mais interessantes e construtivo. Também gostaria falar do tema, se me permite. Principalmente sobre a relaçao entre os cosméticos brasileiros e os importados.
Bem, eu moro no Canada, entao posso dizer que tenho um certo conhecimento no assunto.

Digo a todos vocês em alto e bom tom: os cosméticos brasileiros nao estao NADA atras dos importados! Pelo contrario até; estao muito à frente! A diversidade de cabelos, texturas, cores e mercados diferentes do Brasil possibilitam a criaçao de varias gamas diferentes que sao dificeis de se encontrarem aqui na America do Norte.

Aqui nao se tem a quantidade de opçoes que vocês ai no Brasil tem. Temos aqui, a preços mais acessiveis que no Brasil, marcas como Redken, L'oreal professional, Aveda, Klorane, Ducray, Phyto etc. E ja usei todas elas e acreditem, nao gostei. Mesmo a linha da Seda aqui (que se chama Sunsilk) nao é a mesma coisa no Brasil. Bem mais simples.

Redken, por exemplo, eu acho péssima. Trabalhei em um salao exclusivo Redken, e nao via um produto de finalizaçao que desse um resultado perfeito, como se diz por ai. Eu mesmo usei Redken e nao gostei. Fiquei com caspa, irritaçao e sem brilho. E para minha surpresa, lendo um site sobre a toxidade de produtos cosméticos, descobri que os produtos da Redken, principalmente os para cabelos loiros, sao extremamente toxicos! Nivel 10, numa escala de 0 a 10. Acredita? Segue aqui o link para confirmar: http://www.cosmeticdatabase.com/product/314765/Redken_Blonde_Glam_Shampoo/

Aveda. Trata-se de uma marca super ecologicamente correta, com toda a produçao dos cosméticos a partir de energia eolica, principios ativos comprados de comunidades certificadas, blablabla. Fato: produtos super caros, cheios de silicones (para quem se diz 'organica'), e de novo: caspa, falta de brilho e irritaçao. Varias reviews no site da Aveda confirmam minha opiniao. Até que eles pararam de aceitar reviews (resenhas de clientes).

L'Oréal. Bem, acho que é uma das mais controversas. O Greenpeace tem uma lista de produtos que sao altamente toxicos, nao biodegradaveis e nocivos ao ambiente social (levando em conta a produçao). Quem estaria quase no top do ranking? Mesmo a Unilever prometeu trocar alguns principios de suas formulaçoes, como o oleo de palma, por exemplo, que causa grandes desastres ecologicos, pois desmata-se demais para plantar a palma, e assim atender a demanda do mercado. Mas a L'Oréal nao se pronuncia. E ela é proprietaria da Body Shop, Redken, Clarins e outras marcas famosas.

Enfim, tem muito pano pra manga nesse campo. Estes foram somente alguns exemplos. Caso os consumidores queiram pesquisar mais, a internet esta ai para issso.
A mensagem que gostaria de passar a todos é que nao adianta sonhar que o que é importado é melhor. Pelo contrario!

Que saudades que eu tenho dos xampus da Acquaflora, da Sillage (o ativador de cachos dele é o melhor que ja usei na vida!), da Natura, Boticario, Marco Antonio Biaggi, Lygia Kogos, Phytoervas, Surya, Gota Dourada, Amend, Ecologie (otima), Salon Line, e mesmo ainda Seda e Dove (também adorei o leave-in para cachos, que é obvio que nao se tem aqui).

Temos de estimular a produçao nacional: consumir, adorar, nao gostar, reclamar, pedir alteraçoes... enfim, fomentar o mercado interno! E perceber que o importado, somente porque é feito no EUA e é caro, nao é a melhor maravilha do mundo!

Acreditem em mim. Moro na America do Norte e ainda nao encontrei um produto que se comparasse à qualquer um desses que descrevi acima!

Boa reflexao nas compras para todos e viva a beleza brasileira!!!!

Fabio"

É isso ai acho q o q vale é conhecer marcas novas e reclamar, elogiar, estimular o nosso mercado...como roupa, maquiagem, entre tantas coisas às vezes o q compramos é apenas a marca e nem sempre a qualidade é tão superior assim...e viva o consumo inteligente!
Fabio muito obrigada pela resenha mesmo!

bjs
Mandi

19 comentários:

  1. eiii mandy! adorei essa resenha!
    a gnt sempre fica achando q os produtos importados sao melhores, v as blogueiras usando as marcas badaladas e com aqele cabelo d dar inveja....rsrs
    mas eh bem verdad q tem mtas marcas nacionais boas!
    eu, por exemplo, nunca usei importados, mas uso a amend e nao tenho do reclamar! deu super certo para o meu cabelo!!!
    bjjuuuuu linda

    ResponderExcluir
  2. Achei a matéria muuuuito legal.
    Tenho os cabelos normais mas muito danificados na ponta, fios finos e aprendi que shampoo "cremoso" não funciona pra mim. Alguns dos meus shampoos mais queridos são nacionais (o de canela da Surya deixa meu cabelo soltinho e macio) e dou preferência pra eles. É uma tremenda atitude política saber direcionar o seu consumo e podem ter certeza: vale a pena investir na produção local!
    Mandi, estas certíssima! Devemos reclamar, sabotar, investir, mandar pedidos e dar opiniões para as marcas locais, só temos a ganhar com isso.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Quem é esse moço chamado Fábio? Fábio de quê? Vc. o conhece? Porque é meio sério o q. ele tá falando, sobre produtos importados! Realmente me interessei pelo caso e vou pesquisar muuuuito sobre isso, principalmente porque só uso shampoos , condicionadores, máscaras, leave in , spray p/ brilho e seruns importados, praticamente de todas as marcas, pois viajo muito e sempre trago. Não me lembro de ter tido nenhum problema com eles não e olha que eu os uso desde 2006!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Gente.
      Achei seu blog super legal. Sou Cabeleireira, apaixonada por cosméticos, ja morei na Europa, Estados Unidos, e indo pro Canadá pra ficar em Agosto. Só tenho a dizer o mesmo que a Leila. Essa acusação é MUITO séria, uma vez que estamos falando de cosméticos que o MUNDO TODO usa e aprova (tanto que estão no mercado a décadas, sendo usados nos melhores salões do mundo). Quanto a parte ecologica, realmente dou valor, mas não aprofundo tanto minhas pesquisas nelas, deveria ler mais. Mas quanto ao resultado que elas proporcionam, é indiscutível. Assim como a Leila, ja viajei boas partes do mundo, ja usei de tudo (testo em mim mesma, sempre), e posso afirmar por experiêcia própria que estes produtos citados são de excelente qualidade, excelente resultado e sim, claro, preços um pouco mais elevados. Produtos como L'oreal, Redken, Joico, Aveda, são mais caros por se tratar (além do nome) de produtos mas elaborados e sofisticados, com maior concentração daqueles pequenos componentes que aqui, alguns produtos Brasileiros põe uma gotinha pra falar que tem, como é o caso do legítimo óleo de argan. Não estou dizendo que não temos produtos bons no Brasil, temos sim. Mas quanto a esses produtos citados promoverem o ressecamento, caspa, etc, afirmo com toda certeza que NÃO. Agora, Canadá é um país frio e úmido, Ja morei em Seattle, Irlanda, que também são e também tive caspa, não importava o que eu usasse. Vou ler mais a respeito mas, pela minha experiência, posso afirmar que Temos produtos brasileiros bons, mas a maioria ainda não conquistou a qualidade dos internacionais e muitas marcas, inclusive, copiam as estrangeiras. Então Fábio, é sempre bom ouvir outras opiniões de profissionais da área, mas eu discordo. Um abraço a todos.

      Excluir
  4. Sah eu tenho uma coisa na cabeça nem sempre o q é caro vale a pena...
    Já paguei absurdos em algumas coisas q hj em dia me arrependo pq não adiantou nada como outras q foram muito boas...o pega muito pra gente é principalmente a nossa carga tributária, parece q 60% do alor...ai fica caro demais e nem sempre é a melhor saida...o negócio é conhecer as nossas tb neh e parar de olhar só la fora!

    Meu bonita pois é tb acho isso...ei testo tudo qto é marca de 3 até 150 pilas numa boa...é aquilo nem sempre o q tem marca ou é mais caro funciona...
    Cada cabelo é um tipo e se dá bem com certos produtos e outros não, por isso acredito q temos q ficar com a cabeça aberta para dar chance para marcas novas tb...Tem muita coisa importada q os nacionais batem e vice versa tb...mas o q observo bem é q as marcas daqui são muito mais ecologicamente corretas do q as grandes potencias...Eu q não sou boba prefiro mil vezes gastar menos rsrs


    Leila o Fabio é um leitor do blog, mandou sua resenha como qq pessoa pode fazer, conferi alguns dados principalmente sobre a loreal (já tinha lido por cima em outros blogs) mas pesquisei tb por curiosidade de consumidora mesmo...
    O q eu acho q ele está certíssimo é levantar a bandeira q nem sempre o q é importado é melhor, eu aqui no blog já falei várias vezes, uso de tudo e teve muito importado q perdeu para nacional, de todas as marcas eu gosto mais da loreal profissional e a máscara pra mim da absolut é imbatível porém prefiro diversas vezes comprar outras nacionais (várias) do q só ela...o q ele quis dizer é q a maioria das brasileiras dão mais valor para as importadas pq são importadas do q realmente elas fazem...um exemplo nada a ver mas todo mundo compra maquiagem da elf por exemplo quando na verdade ela é a "vult" deles...nem sempre só pq veio de fora é superior!
    Problema com produto importado eu nunca tive, mas cada cabelo é um cabelo, o q percebi diversas vezes é q estava jogando $$$ fora enquanto isso se nós prestassemos mais atenção nas nacionais elas estariam se desenvolvendo e crescendo cada vez mais. Por incrivel q pareça eu nao troco a secrets (desamareladora) nem pelo silver nem pela redken...mas ai cada gosto é um gosto!

    bjs meninas

    ResponderExcluir
  5. Oi Mandi, adorei essa resenha, é bom pra gente olhar as coisas daqui mesmo. Eu sou apaixonada pela Racco, não é pq revendo não, é que cada coisa que experimento fico de boca aberta. O shampoo deles é muito bom e o condicionador/máscara da molesse são maravilhosos!! Esses dias eu fui usar os da Palmolive que eu gostava e pq tenho vários aqui encostados por causa da molesse, usei um dia só pra nunca mais rss. Meu cabelo parecia uma palha, recusou totalmente! Só usando mesmo pra entender o que eu falo, é muito muito bom o condicionador!!

    ResponderExcluir
  6. Esse post foi mesmo muito legal.
    Também concordo em levantar essa bandeira de que nem sempre o caro é o melhor.
    Há muitos produtos bons, é claro, mas tem muita coisa por aí que é mero modismo, luxo desnecessário.
    O Brasil é sempre lembrado pela diversidade e criatividade, dois elementos essenciais para fazer as marcas trabalharem.
    Mas também acho que as empresas nacionais tem de valorizar mais suas consumidoras, aliando a tecnologia de fora aos preços que o mercado interno pode oferecer.
    Nós gostamos é de coisa boa e barata, é ou não é?
    Bjs, Lu

    ResponderExcluir
  7. Mandi adorei a resenha! Acho que ele está certo, não devemos se deslumbrar com produtos importados só pq vem de fora. Temos muita coisa boa aqui, que dão bom resultados e não são tão caros. Só descordo com ele qd se refere a Loreal. Amo os produtos da Loreal, claro que cada cabelo é um cabelo e tenho minhas preferências mas no gheral eles são MUITO bons.
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Katiana então é isso ai tem muita coisa boa q a gente encontra por aqui e vice versa...o q me irrita às vezes é o pessoal q só compra pq é importado...é, cada um tem um gosto e suas preferências mas falar q aqui só tem coisa q não presta não é verdade!
    A Palmolive eu testei um cond uma vez só...saem comentários tb rsrs

    Lu com certeza!
    Sou do mesmo time q vc...o q é bom e barato eu to dentro!rs

    Luciana pois é...nem só pq vem de fora é bom...eu tb gosto muito da loreal, estou tentando achar produtos similares nacionais ou pelo menos mais baratos e alguns são dificeis de substituir rs

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Mandi,da pra contar os importados que tenho! Tenho muito mais nacionais. Mas a proxima coisa que vou comprar é a mascara Absolut Repair da Loreal,pois todos dizem que vale cada centavo,né? E meu cabelo ta muuuuito danificado,preciso de algo potente!!!bjs

    ResponderExcluir
  10. Loirena pois é pra ser sincera os meus importados etão acabando e eu estou usando outros similares e está dando super certo!
    Realmente a absolut ainda não encontrei outra q substitua...essa vale cada centavo mesmo...ela e a rigenol da framesi são 2 q não abro mão!
    A chic mix tem alguns kits q saem em conta para uma situação de emergencia sabe? da para umas aplicações e recupera o grosso...estou testando um da senscience e está dando certo tb!rs
    Comentei isso pq tem esses kits pequenos de 40, 50 pilas q valem mais do q hidratações no cabeleireiro)rs

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Nossa,até esqueci quanto tempo faz que não hidrato no salão,rsrs!!! Eu costumo fazer em casa mesmo,to sem dinheiro pra ir no cabeleireiro,por isso quero investir na Absolut Repair,pra me dar uma ajudinha melhor no cabelo sem precisar ir no salão.

    ResponderExcluir
  12. é verdade ela sozinha vale muito!
    faz um tempinho até comentei com a Paty fui em um salão q fazia hidratação loreal chegando lá era fajuto rs é dificil a gente confiar tb neh!
    O q vale mesmo é fazer em casa desde então...
    bjao

    ResponderExcluir
  13. Descobri por acerto e erro que nem todos os produtos importados e caros sao bons. Mas o que faz um produto ser bom? Na minha opiniao ele tem que cumprir o que promete pra ganhar o titulo.
    Kerastase por exemplo deixa meu cabelo terrivel, ja tentei varias mascaras e o resultado é sempre o mesmo, no entanto ganhei uma mostrinha de um cree nacional e me apaixonei, inclusive quero fazer uma resenha dele e enviar, pq ja testei muitos produtos importados pro cabelo e nenhum fez o que esse nacional baratinho fez, acrescento que ele ganhou ate do absolut repair (juro).
    Outra coisa é que tem gente que só acha a maquiagem importada boa, pois o blush da bourjois pra mim é pessimo, assim como varias outras coisas de varias marcas, mas claro que tem coisas maravilhosas importadas e que merecem cada centavo.

    ResponderExcluir
  14. Deboora pois é eu descobri assim tb...usei a kerastase por um tempo (aquele linha verde) é ótima mas vpários outros produtos nacionais funcionaram melhor...então pelo preço não justificava eu continuar comprando!
    Putz manda a resenha desse creme q eu fiquei super curiosa...
    É verdade a minha amiga ama esse blush mas eu achei q tb não vale o preço!

    bjao

    ResponderExcluir
  15. Oi linda pode deixar vou fazer sim, pois estou in love com esse produto tdb!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Debbora poxa qta coisa baratinha a gente encontra por ai neh q vale as mais caras!rs

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Muito bacana a resenha do Fábio!!!!Eu tb acho que existem marcas nacionais maravilhosas!!!O que eu gosto é de um produto "profissional" e acabao comprando importado e tb nacional....mas p/mim a Haskell é tão maravilhosa qto a L`oréal,Alfaparf,etc...não uso muito produtos de farmácia,supermercado...acho os outros mais potentes p/meus cabelos...mas realmente temos que valorizar nossos produtos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Maria pois é muito bem lembrada a haskell! Nossa a linha de mandioca é fantástica!
    De mercado eu acabo não usando pq acho q temos outras opções pelo mesmo preço e melhores...algumas coisas importadas ainda não encontrei para substituir mas outras estou me virando muito bem sem!rs
    é aquilo nem sempre estamos dispostas a pagar um abuso por alguns produtos q nem são tudo isso neh!

    bjs

    ResponderExcluir