Logo no começo da era BB Cream, eu na minha santa ignorância relacionando o produto a um tratamento, já cheguei até a dormir com o bendito no rosto.
Um absurdo hoje em dia eu sei, mas tem coisa que aprendo apenas no tranco, como nesse caso conforme começaram a surgir cravos e espinhas.
Parei com essa brincadeira e nunca mais fiz isso, mas pesquisando sobre os tais protetores asiáticos que comentei aqui, descobri que para uma parte dos BB(s) e com esses protetores a limpeza da pele deve ser diferente.
Não basta apenas começar a usar os produtos dos asiáticos, temos que incorporar também a forma que utilizam para limpar a pele, já que esses são mais resistentes que os cosméticos ocidentais.
Por isso esse costume da tal Double Cleansing, um método criado no Japão que consiste em 2 fases de limpeza, uma com óleo e outra com o sabonete/espuma de sua preferência.
Sei que parece coisa de louco, principalmente quem tem pele oleosa imaginar passar mais óleo no rosto, mas desde que li mais sobre a explicação corri atrás de um porque me convenceram.
Basicamente é aquilo que aprendemos com química na escola e coloco aqui a grosso modo, só óleo retira óleo por completo, por isso vale a pena dar uma lida aqui nesse post do Stash que está sensacional e bem explicadinho.
Mas não é qualquer óleo, pois como aprendi no blog citado acima esses específicos possuem emulsificantes na sua formulação, item que torna o óleo enxaguável com água.
Já alguns demaquilantes não possuem, por isso deixam a pele oleosa rapidamente já que não “saem” por completo, tornando esses óleos muito mais práticos e eficientes.
O óleo deve ser aplicado com as mãos e rosto secos, massageando a região deixando por alguns segundos, principalmente quando passamos maquiagem “pesada” nos olhos.
Depois o ideal é umedecer as mãos e massagear novamente, pois quando fazemos isso o óleo se torna um produto branco, retirando todos os resíduos da pele.
Depois é só aplicar o sabonete de costume.
Eu estou usando o da Bioré e gostando bastante, a minha pele nunca esteve tão sequinha e a remoção da maquiagem nunca foi tão rápida, por isso nem preciso comentar que virei fã não?
Nunca mais tive problema com cravos e espinhas decorrentes de BB, primer ou então desse protetor da pesada.
Realmente se queremos usar esses produtos, temos que incorporar também o seu método de limpeza, pode ser diferente só que é muito mais eficiente (logo mais faço a resenha do óleo que ando usando).